quinta-feira, 21 de maio de 2009

Abrindo o Apetite (Parte1)

A falta de fome e de sede é uma disfunção do organismo de qualquer ser humano. Se alguém não tem fome nem sede é por que algo não lhe vai bem. É impossível conservar a vida biológica sem a ingestão de alimentos. Sendo assim, é ponto indiscutível de que um corpo bem alimentado e bem nutrido é mais bonito, mais vistoso e saudável.
Mas eu quero falar mesmo é sobre a falta de alimento espiritual. É necessário que se tenha fome sim, mas dos alimentos que tragam vida e não morte. Quem sabe já ouvimos alguém dizer: “eu não tenho vontade mais de orar, buscar a Deus ir as reuniões da igreja, não tenho mais vontade de estar com os irmãos, de cantar de tocar, etc”. Na verdade o que realmente se diz é: “eu não tenho mais fome”. Opa, perigo! Alguém não tem mais vontade de comer! Aconteceu algo nesse organismo, ele está com alguma disfunção! E poderá sobreviver alguém sem comida?
Pois é, as pessoas só percebem que estão com fome quando tudo vai bem, quando não se percebe é porque virou doença. Certamente, assim como o alimento material nos dá forças, o Pão da Vida também nos mantém de pé espiritualmente. Na bíblia, desde o início, quando o povo de Israel voltava do Egito, Deus já mostrava simbolicamente pelo Maná quão essencial ele é para nós. Todo mundo conhece a história do Maná que todo dia descia do Céu. Isso continua até hoje. Deus é o nosso alimento diário. Uma vez Jesus estava com seus discípulos e eles o falaram: “Rabi, come” e Jesus com muita fome, disse: “Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis”. Jesus tinha muita fome de Deus e logo depois disse: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra”. Isso é fome de Deus. Ele não tinha problema com falta de apetite, pelo contrário tinha muita fome e seu coração estava na vontade e obra de Deus. Esse texto da Bíblia, nos mostra o que mata a nossa fome espiritual e logo então, sabemos o que nos tira o apetite. Não como uma equação matemática, mas como uma lógica espiritual: tudo que tira o foco de Deus, nos leva a falta de fome.
Na verdade não se deixa de comer, se come outras coisas que são para a morte e não para a vida! Quero citar aqui algumas coisas que nos tiram a fome...Comportamentos e pensamentos errados, falta de revelação da essencialidade que Jesus é pra nossa vida, falta de fé, entre tantas outras coisas. E diria que na maioria delas somos nós mesmos que provocamos a perda do apetite. Quer ver só? Eu não sei você, mas eu já passei por fases de me envolver demais com uma determinada situação e isso tirar meu foco de Deus. Então deixava de depender dele, alimentando minha alma com outras coisas que só me traziam sequidão. O meu Espírito ia perdendo forças...

Continua na próxima postagem...

Por Marta Andrade e William Pires